sexta-feira, 4 de abril de 2008

O Significado da Sustentabilidade para sua Empresa

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:VXyditIQwKjbTM:http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente/capa.jpg

Artigo publicado no Jornal Gazeta Mercantil - 01/04/2008

Por Maria Fernanda Teixeira – Presidente do Grupo das Executivas de São Paulo e Presidente da América Latina – ICT Group.



Resumo

A necessidade de empreender esforços no sentido do aproveitamento mais racional dos recursos naturais do planeta, determinou que bilhões de dólares fossem investidos na busca de energias alternativas mais limpas e eficientes e também de alimentos orgânicos. Esses investimentos em produtos sustentáveis tendem a crescer ainda mais, na medida em que a população exigir que as empresas produzam produtos ambientalmente corretos.
Esta nova realidade levou ao lançamento, há um ano, da Frente Parlamentar Ambientalista para tratar de questões ambientais urbanas que vão desde energias alternativas a tratamento do lixo. Resultados positivos foram observados nos Estados do Mato Grosso e do Amazonas com a implementação de projetos visando a exportação.
Já podemos imaginar, para um futuro não muito distante, carros movidos a ar comprimido e, nos próximos 20 a 30 anos, a substituição dos veículos existentes por outros, que dispensem combustível ou que utilizem energia mais limpa, como os biocombustíveis.


Análise crítica

No artigo “O significado da sustentabilidade para sua empresa”, a autora assume um posicionamento elucidativo com relação à necessidade das empresas se preocuparem com a sustentabilidade ambiental, como fator de diferenciação e de vantagem competitiva.
Assim, o artigo em pauta converge com o artigo “Cresce a preocupação ambiental em empresas”, publicado em http://www.1.folha.uol.com.br/ult91u14731.shtml, que ressalta que o desenvolvimento de tecnologias limpas e a preservação da biodiversidade experimentaram um crescimento significativo nos últimos anos, com o aporte elevado de investimentos pautados pela sustentabilidade como instrumento de sobrevivência e visibilidade das empresas.
O tema sustentabilidade tem reflexos na Administração, pois demanda alterações na cultura organizacional, no planejamento estratégico, na reengenharia e na reestruturação da cadeia de suprimentos. Ele deve ser focado nesta nova exigência do mercado onde a sociedade demanda produtos e processos que busquem a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: