quarta-feira, 30 de abril de 2008

Conar suspende propagandas da Petrobras

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Autor: Antonio Gaspar
Publicação: Quinta-feira, 17 de abril de 2008.

Fonte:
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI2755607-EI10432,00.html



Resumo:

Um grupo de instituições da sociedade civil, secretarias de meio ambiente do Estado e da cidade de São Paulo e do Estado de Minas encaminharam ao CONAR – Conselho Nacional de Auto-Regulação Publicitária uma representação contra a Petrobrás.
Em dois anúncios, a estatal se apresenta à população como instituição que contribui para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentado do País. Essa postura é questionada pelas entidades, visto que a empresa não cumpriu com a legislação, ao não disponibilizar, para testes, um diesel que polua menos, com reduzido teor de enxofre.
As entidades tratam, também, da questão ética do caso: como pode a Petrobrás divulgar anúncios de responsabilidade social e ambiental, se ela se recusou a apresentar o combustível para testes? Esse fato demonstra que não houve melhoria na qualidade do diesel, que continuou com teores de 500 PPM de enxofre, nos grandes centros, e 2000 PPM, no interior.
As estatísticas apontam para o número de 2.500 pessoas falecidas, por ano, na cidade de São Paulo, devido a problemas causados pela má qualidade do ar.

Análise crítica:

O autor elucida para os leitores questões sobre responsabilidade social e ambiental, na reportagem “CONAR suspende propagandas da Petrobras”. Alerta-os, também, ao denunciar anúncios em que a empresa reafirma seu compromisso com o consumidor, quando, na realidade, os fatos apontam para um descompromisso da estatal com relação a ações de responsabilidade sócio-ambiental.
O artigo “Petrobras é acusada por propaganda enganosa”, publicado no site http://www.visaosocial.net/artigoherick.html, ratifica o alerta feito por Antônio Gaspar quanto aos anúncios em que, mais uma vez, verifica-se a dicotomia entre o discurso e as ações da Petrobras, no âmbito sócio-ambiental.
Para a Administração, a responsabilidade sócio-ambiental de uma empresa deve estar pautada na ética perante os clientes e a sociedade onde está inserida. A transparência da gestão deve ser o indicador de confiança para a manutenção da competitividade da empresa nos dias atuais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Discutimos a preservação do nosso planeta;será que estamos ajudando a preservar o que temos ou apenas apreciando o que está acontecendo?
O blog apresente temas relevantes,esclarecedores,de fácil entendimento,mostrando a realidade da qual todos nós somos responsáveis.
Nas análises críticas dos temas propostos,o grupo manteve-se coerente,abordando que a responsabilidade ambiental depende das empresas,está ma ética,no respeito à sociedade e ao ambiente que vivemos.

Anônimo disse...

Discutimos a preservação do nosso planeta;será que estamos ajudando a preservar o que temos ou apenas apreciando o que está acontecendo?
O blog apresenta temas relevantes,esclarecedores,de fácil entendimento,mostrando a realidade da qual todos nós somos responsáveis.
Nas análises críticas dos temas propostos,o grupo manteve-se coerente,abordando que a responsabilidade ambiental depende das empresas,está na ética,no respeito à sociedade e ao ambiente que vivemos.
Valéria Cunha -aluna do EAD-UFJF -turma 02

Grupo Pentágono disse...

A Petrobras foi a grande vencedora do GRI Reader's Choice Awards, premiação que reconhece os relatórios de sustentabilidade mais transparentes e completos do mundo.
A Petrobras é a mais sustentável entre as companhias petroleiras do mundo, segundo relatório divulgado pela consultoria espanhola Management & Excellence. quesitos como transparência no atendimento à fornecedores, economia de energia, queda na emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, entre outros fatores de responsabilidade ambiental, social e conduta ética.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/sec_news_view.php?id=6778
É interessante falar de proibição de propaganda, principalmente enganosa como foi esta da Petrobras, feri o código de ética, a transparência de uma empresa, temos que pensar sim em responsabilidade social e uma das atitudes sobre o tema é vida,não adianta ser reconhecida mundialmente ganhar prêmios como os acima citados se dentro de casa põem em risco nos cidadãos brasileiro que temos que respirar enxofre e aplaudir os sucesso internacional desta empresa parabéns CONAR que esta sim pensou em responsabilidade ao denunciar esta empresa.parabéns a equipe por divulgar este tema.
Eduardo moreira turma 01 200654080

Oleg disse...

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