quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Executivo mais Verde do Mundo

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:R42q6PIGnqGAwM:http://careers3.accenture.com/NR/rdonlyres/00006b7d/jhqridpnpdmesotstwhznjjdutjstorq/Sustentabilidade22222.jpg

Reportagem da Revista Exame, Edição 914, ano 42, nº 5, de 26/03/2008
Autora: Cristiane Mano


Resumo

Jeffrey Immelt, presidente mundial da General Eletric, determinou que todas as áreas da empresa deveriam se engajar na criação de produtos ambientalmente corretos. Immelt é fiel aos princípios que norteiam a companhia há mais de um século de história: a busca pelo lucro. Fazendo uma relação direta de causa e efeito entre produtos sustentáveis e dólares o seu pragmatismo é resumido no lema “Green is Green”.
Três anos depois da implantação da estratégia de lançamento de produtos verdes, a relação de equipamentos e serviços do programa batizado de Ecomagination passou de 17 para 60 e o faturamento cresce 3 vezes mais rápido do que a média de todos os produtos da companhia e deverá dobrar para 25 bilhões de dólares em 2010.
Apesar do sucesso do novo programa, a GE se contradiz em seu discurso ambiental por não ter abandonado a fabricação de produtos antigos que poluem e geram o aumento do aquecimento global.


Análise Crítica

A reportagem é elucidativa e crítica mostrando os novos rumos que as organizações devem trilhar para se manterem e crescerem no mercado atual.
Esclarece que a sociedade começa a sentir os efeitos dos impactos ambientais dos produtos e serviços de suas indústrias, modificando o seu pensar e agir e, para atendê-la, as organizações estão sendo forçadas a implementarem estratégias de sustentabilidade ambiental para manterem e/ou expandirem seus lucros.
Critica as organizações que não têm consciência ecológica e investem em estratégias verdes, visando unicamente o lucro.
No site
http://www.universoambiental.com.br/Gestao/Gestao_Empresa1.htm, foi publicado um artigo intitulado Gestão Ambiental nas Empresas que converge com as críticas da autora do artigo em questão.
A relação e a importância para a Administração quanto a adoção de estratégias verdes, gera mudanças na cultura organizacional, tornando-a eficiente e eficaz, conscientizando os administradores da responsabilidade ambiental, não fazendo do lucro o único e principal objetivo de uma organização.

Nenhum comentário: