quarta-feira, 19 de março de 2008

A Estratégia do Biocombustível Brasileiro

http://www.freewebs.com/renata17/biodiesel_pump_with_flowers.jpg

Matéria publicada na Revista “Brasil Responsável”, nº 019 – fev/2008, pág. 26 a 29, autor: Marco Shuster.


Resumo:

Se no início dos anos 70, quando eclodiu a crise do petróleo, o mundo se preocupou de forma mais intensiva na busca por combustíveis renováveis, hoje esta preocupação se tornou mais evidente, haja vista as pressões internacionais por combustíveis não poluentes em substituição ao petróleo e seus derivados por outros combustíveis oriundos de fontes renováveis de energia como o álcool (etanol), derivado da cana-de-açúcar, e o biodisel derivado da soja, mamona e outras oleaginosas.
O Brasil se colocou na vanguarda deste processo e conta, ainda, com fatores favoráveis como a experiência na produção do álcool, a extensão territorial, o clima, o solo e a diplomacia internacional. Vários esforços têm sido feitos, capitaneados pelo Ministério das Relações Exteriores, para demonstrar a viabilidade e a credibilidade da produção de biocombustíveis no país. A despeito das pressões e desconfianças da comunidade internacional, os resultados positivos já começaram a aparecer.


Análise crítica:

No artigo “A estratégia do biocombustível brasileiro”, o autor assume um posicionamento parcial frente à problemática da necessidade de substituição do petróleo e de seus derivados por fontes alternativas de energia, quando proclama a produção de biocombustíveis como uma panacéia capaz de resolver os problemas de poluição do meio ambiente.
O artigo em pauta diverge frontalmente com o artigo intitulado “O mito dos biocombustíveis” publicado em
http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/analise/o-mito-dos-combustiveis, que defende a produção de biomassa, em substituição ao petróleo, ao contrário do que se espera, trará escassez de alimentos, de água e aumentará sobremaneira a derrubada de florestas nativas sem, contudo, substituir o petróleo como fonte geradora de energia, se constituindo num instrumento de produção de energia barata para os países ricos e em um novo processo de colonização.
Essa discussão tem importância para a Administração porque tem repercussão nas questões estruturais, de planejamento e de estratégia das empresas.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!!
Muito boa a iniciativa de se criar um blog sobre empresas responsáveis com o meio ambiente.
Todos vivemos no mesmo planeta e devemos ser todos responsáveis por ele. Tanto como cidadãos, tanto como empresas.
A preocupação com o meio ambiente é um assunto prioritário para qualquer empresa que deseja crescer e se fortalecer no mercado.
Meus parabéns!
Amanda Fernandes

marcio disse...

Achai bastante atual e pertinente a matéria sobre biocombustíveis, energia renovável e a preocupação do mundo em relação a falta de alimentos para se produzir biocombustíveis.
Os países desenvolvidos consumiram todas as suas reservas naturais, queimando-as literalmente e agora se sentem no direito de vir dar ordens e ditar normas de como vamos administrar nossas reservas.
O Brasil é muito grande e temos espaço suficiente para produzir alimentos e biocombustíveis para o mundo todo. Não queremos e não podemos permitir que venham dizer o devemos ou não produzir.
O importante é todo esse processo de crescimento e produção seja feito de forma responsável, sustentável e renovável. Essa consciência tem que haver tanto por parte do governo quanto por parte das empresas.

Comentário de Márcio Pinto de Souza Franco - Aluno Adm EAD - turma 6