sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Escola Ideal ao Alcance de Todos

Por Osvaldo Soares
Publicado no suplemento “Razão Social” do O Globo, de 5 de maio de 2008.

Resumo
http://www.hydronorth.com.br/
Como é a escola ideal? A resposta a esta pergunta já esta sendo conhecida pelos professores alunos e pais de 307 colégios da rede pública em sete municípios da Paraíba.
Trata-se de um programa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) destinado à melhoria do ensino na região e agora entra na sua segunda fase. A primeira foi a aplicação de um questionário de auto – avaliação para identificar os pontos fortes e fracos das instituições. A etapa seguinte é a apresentação dos resultados para servirem de base para projetos de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico.
O programa foi batizado de Escola Ideal e tém o apoio do Instituto Alpargatas. A iniciativa está sendo desenvolvida na Paraíba por conta também de outro projeto Chamado Educação pelo Esporte.
Como resultado do programa observou-se que a repetência escolar alcançou 10,5%.
Estes números serão usados no processo de melhoria do ensino público na Paraíba.

Análise Crítica

No artigo “A Escola ideal ao alcance de todos”, o autor assume um posicionamento elucidativo na medida em que seu texto enfatiza as ações empreendidas pelo Instituto Camargo Corrêa, destinadas a melhoria do ensino em sete municípios da Paraíba.
Dessa forma o artigo converge com o conteúdo do artigo de Amélia Gonçalves “Filantropia que causa impacto”, publicado no suplemento “Razão Social”, página 17, de 05/05/2008, que enfatiza a necessidade das empresas realizarem investimentos para diminuir as desigualdades sociais, uma vez que no Brasil existem muitos bolsões de misérias com atendimentos básicos precários, o que inviabiliza a formação digna dos futuros cidadãos que formarão a sociedade brasileira.
O texto de Amélia Gonçalves ainda enfatiza que não basta só investimento, é preciso buscar qualidade nestas políticas sociais, indo além do assistencialismo.
A responsabilidade social das empresas tem importância para á Administração porque melhora sua imagem junto aos consumidores, trazendo vantagem competitiva às organizações.